quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A estréia de Pelé

FUNCIONOU FORA DE SANTOS A “ARTILHARIA” DO CAMPEÃO
No amistoso de anteontem em Santo André o alvi-negro “goleou” o Corintians local por 7 a 1 --- Alfredinho (2), Del Vechio (2), Pelé, Álvaro e Jair, autores dos tentos santistas, marcando Vilmar para os vencidos – Boa arbitragem de Abílio Ramos

Correu tudo bem para o Santos F. Clube no amistoso de anteontem em Santo André, contra o Corintians, local. A equipe campeão do ano passado, desobrigou-se do compromisso com uma “goleada” espetacular, recebeu apreciável compensação financeira – oitenta mil cruzeiros livres – e ainda utilizou o valente quadro santo-andreense como sparring para um treino preparatório, com vista à partida do turno de classificação, hoje em Jaú. E neste particular, foi o alvi-negro melhor sucedido do que na rodada de terça-feira à noite no Maracanã, de vez que colocou em ação todos os titulares em condição de jogo, introduziu várias modificações no decorrer do prélio e, não teve nenhum de seus jogadores contundido. Tudo azul portanto, para o clube da Vila Belmiro, afastando, sobretudo, as preocupações dos aficionados que encaravam com certo receio, a efetivação desse amistoso à véspera da peleja contra o XV de Novembro, jauense.

Contra o Corintians, de Santo André, deixou o Santos, desde os primeiros instantes, estabelecida a sua maior categoria através indiscutível supremacia técnica e enorme superioridade de classe, já que o seu antagonista em nenhum momento logrou evidência que lhe permitisse crescer de produção. Quadro de poucas possibilidades, contando, com apenas um ou outro valor de predicados regulares, mesmo jogando em seus domínios, gramado duro, cheios de saliências e imperfeições baqueou inapelavelmente diante do “onze” santista. A par do elevado número de tentos que obteve, impôs-se o conjunto praiano pela esplêndida exibição, talvez aquela que seus simpatizantes tanto desejavam assistir.

O Santos, como se disse, demonstrou predomínio técnico acentuado, desde os primeiros movimentos, mas só veio a abrir a contagem ao 30 minutos. Depois seguiram-se mais três tentos na primeira fase, do que resultou o placar parcial de 4 a zero. Na segunda etapa, após estender essa vantagem a seis, o alvi-negro permitiu a marcação do único tento corintiano, e por fim rematou o triunfo com o sétimo gol, de autoria de Jair, à cobrança de falta nas proximidades da meta adversária. Vitória fácil, portanto, obtida sem maior empenho, tranquilamente.

Foram estes os quadros com as substituições introduzidas, todas na segunda etapa:
Santos – Manga; Hélvio e Ivan (Cássio); Ramiro (Fioti), Urubatão e Zito (Feijó); Alfredinho (Dorval), Álvaro (Raimundinho), Del Vechio (Pelé), Jair e Tite.
Corintians – Antoninho (Zaluar); Bugre e Chicão (Talmar); Mendes, Zico e Chanca; Vilmar, Cica, Teleco (Baiano), Rubens e Dore.

Na equipe do Santos, na realidade, não há nome a destacar. Tanto os elementos que iniciaram a disputa quanto os suplentes que entraram em ação no período complementar deram boa conta de sua missão. Cabe, todavia, ressaltar que o retôrno de Del Vechio, autor de dois bonitos tentos, se afigurou auspicioso, não demonstrando esse jogador ressentir-se da contusão que o afastara da equipe principal.

O Corintians se fez notar pelo entusiasmo e espírito de luta pouco realizando a sua ofensiva nas poucas jogadas de contra-ataque. Individualmente merecem referência o zagueiro Chicão, o médio Zico e os avantes Rubens e Vilmar, este autor do único tento do seu quadro. Os dois arqueiros que estiveram em atividade, Antoninho, vencido quatro vezes, e Zaluar, praticaram algumas defesas mas também tiveram falhas.

Os tentos assinalados na seguinte ordem:

1. do Santos – 30 mins. – (Alfredinho) – Num lançamento de Jair para Del Vechio o centroavante invadiu a área, atirando à meta. O arqueiro Antoninho rebateu o chute, propiciando a Del Vechio nova tentativa. Ainda uma vez o guardião interveio sem firmeza e a bola rodopiando em cima da linha foi, afinal, impulsionada às malhas por Alfredinho em rápida entrada.

2. do Santos – 32 mins – (Del Vechio) – Tiro longo de Ivan para a área servindo a Del Vechio. Correu este pela esquerda e após superar o zagueiro Bugre, apontou cruzado, rasteiro no ângulo esquerdo.

3. do Santos – 36 mins. – (Álvaro) – Del Vechio coloca a mação Tite que, da extrema lançou centro alto, sob medida. Álvaro, bem colocado, superou os defensores do clube de Santo André e com certeira “testada” sem chances para o arqueiro.

4. do Santos – 41 mins. (Alfredinho) – Manobra de Jair e Del Vechio envolvendo completamente a zaga, com passe oportuno a Alfredinho. Partiu o tiro do ponteiro a poucos passos do gol, e estava estabelecido o placar do primeiro tempo.

5. do Santos – 16 mins. (Del Vechio) – Escalada de Del Vechio pelo centro perseguido pelo zagueiro Bugre, que, entretanto, não conseguiu a ação do avante santista. Del Vechio invadiu a área, chegou diante de Zaluar, arqueiro suplente e desviou a bola calmamente para o fundo da meta.

6.do Santos - 36 mins. - (Pelé) - Ação Raimundinho-Tite com lançamento já na área a Pelé, que entrara em ação substituindo Del Vecchio. Em meio a vários defensores contrários, atirou Pelé com sucesso, passando a pelota sob o corpo do guardião Zaluar.

1. do Corintians – 41 mins. (Vilmar) – Contra-ataque dos santo-andreenses pela direita, cabendo a Baiano lançar centro alto. A zaga santista vacilou e Vilmar, deslocado para o centro, cabeceou para as redes, encobrindo o goleiro Manga. O autor do tento festejou com tal entusiasmo o feito, que a impressão era a de que os locais haviam igualado o marcador.

7.do Santos – 44 mins. – (Jair) – Zico praticou falta em Pelé, nas proximidades da área, no momento em que o avante santista se preparava para armar o chute, Jair cobrou a infração com um dos seus clássicos tiros, superando a barreira e vencendo, sem remissão, o arqueiro.

Coube a direção do cotejo ao árbitro Abílio Ramos que se houve com segurança e correção, facilitado pela cordialidade entre os jogadores. Não teve erros sérios, acompanhando de perto a disputa que se desenvolveu quase que praticamente no meio-campo do Corintians.

A renda anunciado pelos dirigentes do grêmio de Santo André dói de CR$ 39.910,00, tendo sido pago ao Santos a cota fixa de 80 mil cruzeiros, mas as despesas de viagem. A diferença, segundo informações, teria sido coberta pela municipalidade por estar a partida incluída nos festejos da data da Independência.

Houve duas preliminares entre juvenis. Na primeira o Santos F. Clube, de Santo André, venceu o Príncipe de Gales E. C. por 2 a 1 e, em outra, o C. A. Pirelli superou os juvenis do Corintians, também local, por 4 a 1. - A.F.

Postado em 29/01/2009

Original publicado no jornal A Tribuna em 09 de setembro de 1956.
Observação: Manteve-se a grafia do texto original publicado, salvo os erros de digitação que foram corrigidos e o acréscimo de Del Vechio na escalação do Santos F. Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário