Muitos foram os adjetivos publicados no anúncio do filme “Cidadão Kane” por ocasião de seu lançamento no Brasil. Em Santos, o filme permaneceria em cartaz apenas uma semana, estreando no Cine Cassino, um dos principais exibidores da época, no dia 30 de outubro. Contudo, permaneceria nesta sala somente até o dia 2 de novembro, passando a ser exibido no dia seguinte, no Cine Astor, onde encerraria sua temporada no dia 05 de novembro. Mas não foi apenas o público cinematográfico santista que se assustou com a ousadia cinematográfica de Welles, a Academia de Hollywood também. Indicado para 9 prêmios, levou apenas o Oscar de melhor roteiro. Pouco, muito pouco para a genialidade do filme e de seu diretor. Confira, abaixo, os textos publicados no anúncio do filme “Cidadão Kane”, em Santos.
Cine Cassino
A Tribuna – 30 de outubro de 1941.
Eis a película notável que está revolucionando a arte cinematográfica! Um filme que avança pelo menos 10 anos de sua época! Não pode ser explicado! É preciso vê-lo para sentir toda a sua grandiosidade, toda a sua imponência artística! Estejam certos que não viram outro igual! É um verdadeiro desafio à inteligência humana!
É empolgante!
“Glorioso - é o único adjetivo que encontro para o próximo fim de semana. Glorioso porque nos vai dar o filme mais diferente de todos os tempos: êsse “Cidadão Kane” (Citizen Kane), 100% Orson Welles porque Orson Welles o escreveu, produziu, dirigiu e interpretou. Não caberia nunca nos limites rasteiros dêste rodapé um resumo siquer das longas e inumeráveis críticas que, nos Estados Unidos, êste filme sugeriu unânimes todas em conferir-lhe as mais altas, excepcionais cotações. Indicando-o mesmo, desde já, para todos os prêmios da Academia: o de melhor argumento, o de melhor produção, e o de melhor interpretação, isto é, indicando Orson Welles como a criatura Orson Welles como a criatura excepcional que terá conseguido de um só golpe, levantar para si mesmo os quatro prêmios anuais, levar para casa quatro “Oscars” de uma vez!”
“Preview” da semana de “O Estado de São Paulo”.
“A fita mais discutida depois de “O nascimento de uma nação”. É a muito esperada e muito falada aventura cinematográfica em que se empenhou esse jovem gênio do rádio e do teatro, que se chama Orson Welles, e que, com a sua grandiosidade, confunde os críticos. Ele conta a vida de um jornalista famoso que descobriu e usou, na sua profissão, uma técnica inteiramente nova e radical. Com uma fartíssima provisão de fascinantes “novidades” em matéria de idéia e técnica cinematográfica. “Cidadão Kane” descortina um novo campo para o futuro do cinema. Orson Welles é o Homem do Momento. Êle gritou: “Desperta, Hollywood!”, e Hollywood foi obrigado a aceitar o desafio”.
Delight Evans – “Screenland”
De outro observador: - “A maior fita do ano. E – o que é mais interessante – escrita, produzida, dirigida, e representada por um só homem: Orson Welles, um gênio, sem dúvida. “Cidadão Kane” revolucionou o cinema. Sente-se que, depois dessa produção, as coisas teem que mudar. Hollywood não pode deixar de seguir, sem restrições, a fórmula de Orson Welles, que introduz na arte cinematográfica uma nova técnica, não só na direção, como também no diálogo, na atuação, na iluminação, na fotografia. Tudo quanto pode existir numa fita é feito de uma maneira “diferente e melhor” em “Cidadão Kane”.
Postado em 10 de fevereiro, de 2009.
Cine Cassino
A Tribuna – 30 de outubro de 1941.
Eis a película notável que está revolucionando a arte cinematográfica! Um filme que avança pelo menos 10 anos de sua época! Não pode ser explicado! É preciso vê-lo para sentir toda a sua grandiosidade, toda a sua imponência artística! Estejam certos que não viram outro igual! É um verdadeiro desafio à inteligência humana!
É empolgante!
“Glorioso - é o único adjetivo que encontro para o próximo fim de semana. Glorioso porque nos vai dar o filme mais diferente de todos os tempos: êsse “Cidadão Kane” (Citizen Kane), 100% Orson Welles porque Orson Welles o escreveu, produziu, dirigiu e interpretou. Não caberia nunca nos limites rasteiros dêste rodapé um resumo siquer das longas e inumeráveis críticas que, nos Estados Unidos, êste filme sugeriu unânimes todas em conferir-lhe as mais altas, excepcionais cotações. Indicando-o mesmo, desde já, para todos os prêmios da Academia: o de melhor argumento, o de melhor produção, e o de melhor interpretação, isto é, indicando Orson Welles como a criatura Orson Welles como a criatura excepcional que terá conseguido de um só golpe, levantar para si mesmo os quatro prêmios anuais, levar para casa quatro “Oscars” de uma vez!”
“Preview” da semana de “O Estado de São Paulo”.
“A fita mais discutida depois de “O nascimento de uma nação”. É a muito esperada e muito falada aventura cinematográfica em que se empenhou esse jovem gênio do rádio e do teatro, que se chama Orson Welles, e que, com a sua grandiosidade, confunde os críticos. Ele conta a vida de um jornalista famoso que descobriu e usou, na sua profissão, uma técnica inteiramente nova e radical. Com uma fartíssima provisão de fascinantes “novidades” em matéria de idéia e técnica cinematográfica. “Cidadão Kane” descortina um novo campo para o futuro do cinema. Orson Welles é o Homem do Momento. Êle gritou: “Desperta, Hollywood!”, e Hollywood foi obrigado a aceitar o desafio”.
Delight Evans – “Screenland”
De outro observador: - “A maior fita do ano. E – o que é mais interessante – escrita, produzida, dirigida, e representada por um só homem: Orson Welles, um gênio, sem dúvida. “Cidadão Kane” revolucionou o cinema. Sente-se que, depois dessa produção, as coisas teem que mudar. Hollywood não pode deixar de seguir, sem restrições, a fórmula de Orson Welles, que introduz na arte cinematográfica uma nova técnica, não só na direção, como também no diálogo, na atuação, na iluminação, na fotografia. Tudo quanto pode existir numa fita é feito de uma maneira “diferente e melhor” em “Cidadão Kane”.
Postado em 10 de fevereiro, de 2009.
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