sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

2ª Guerra Mundial: A invasão da Polônia

datasnahistoria.blogspot.com
1939 - O exército alemão invade a Polónia sem declaração de guerra e conquista a cidade livre de Dantzig (Gdansk), dando início à Segunda Guerra Mundial.

COMEÇOU A CORRER SANGUE NA EUROPA
Na madrugada de ontem, as tropas alemãs atacaram a Polônia, por diversos pontos, encontrando resistência e sendo travados renhidos combates – Em todo o território polonês assinalaram-se bombardeios aéreos – Os alemães perderam, no decorrer do dia, quase duas dezenas de aviões e a Polônia apenas dois – A luta mais encarniçada desenrola-se na Alta Silésia, com a participação de carros de assaltos – A artilharia polonesa destruiu um trem blindado teutônico – Três ataques a Westerplatte foram repelidos com grandes perdas da parte dos alemães.

A França e a Inglaterra dirigiram um ultimatum ao Reich, exigindo a retirada das tropas germânicas da Polônia, caso contrário entrará em execução o tratado anglo-francês-polonês

ORGANIZAÇÃO DO GABINETE INGLÊS DE GUERRA
Londres, 1 – (H) – Segundo informa a “Press Association” o governo está tomando disposições para organizar o gabinete de Guerra para qual entrarão os srs. Winston Churchill, Anthony Eden, Arthur Greenwood e sir Archibald Sinclair.

CONSIDERADA APÓCRIFA A VERSÃO ALEMÃ SOBRE AS NEGOCIAÇÕES
Londres, 1 – (U.P.) – Urgente – Numa declaração autorizada, irradiada hoje pela “British Broadcasting Corporation” propalou-se que a versão alemã sobre as negociações é inteiramente apócrifa.

PELA 4ª VEZ AS SIRENES DE ALARMA TOCAM EM VARSÓVIA
Varsóvia, 1 – (U.P.) – As sirenes voltaram a soar pela 4ª vez, às 12h40, anunciando a aproximação de aviões inimigos. O público acorreu apressadamente, porém, com calma para os refúgios.

Dois minutos mais tarde, ouvia-se na direção do oeste, o tiroteio das baterias antiaéreas cuja ação foi bem sucedida, visto como os aparelhos atacantes não chegaram à capital.

Às 12h57 terminou o sinal de alarma e a vida voltou à normalidade, mostrando o povo estupenda serenidade a despeito da situação criada, em virtude das hostilidades alemãs.

ATRAVESSARAM A NADO O RENO PARA ENTREGAR-SE AOS SOLDADOS FRANCESES
Strasburg, 1 – (U.P.) – Dez soldados austríacos pertencentes ao Exército alemão atravessaram a nado o Reno, na frente de Huningue, entregando-se aos soldados franceses.

Entretanto, 4 dos referidos militares pereceram afogados.

A REINCORPORAÇÃO DE DANTZIG AO REICH
Pontos principais da lei promulgada pelo marechal Goering
Berlim, 1 – (U.P.) – O marechal Herman n Goering, ministro do Ar do Reich, promulgou, hoje, a lei de reincorporação de Dantzig ao Reich, que consta dos seguintes artigos:

1º - A lei de re-incorporação da Cidade de Dantzig, aprovada em Dantzig, converteu-se em lei do Reich, de conformidade com os seus respectivos artigos

2º - Os cidadãos de Dantzig são considerados cidadãos do Reich

3º - Com exceção do possa ferir a Constituição, continuarão em vigor, em Dantzig, todas as leis anteriores.

4º - Todas as leis alemãs entram em vigor em Dantzig, a partir de 1º janeiro de 1940.

5º - O ministro do Interior do Reich, fica habilitado a tornar efetiva a re-incorporação de Dantzig à Alemanha.
6º - Esta lei entrará em vigor a partir de hoje.

TODOS OS EDIFÍCIOS PÚBLICOS E ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS POLONESAS EM TERRITÓRIO DE DANTZIG FORAM OCUPADOS.
Berlim, 1 – (H) – Às primeira horas da manhã de hoje, todos os edifícios públicos, estações de estrada de ferro polonesas, em território de Dantzig, foram ocupadas.

A ação desenrola-se sem grandes dificuldades. Várias centenas de poloneses, que ainda permaneceram no território da Cidade Livre, retiraram-se. Um só ponto de resistência ainda não foi capturado. É um ponto polonês fortemente barricada e formidavelmente equipado com os mais modernos materiais de armamentos.

Conta-se capturar esta posição ainda esta manhã ou nas primeiras horas da tarde.

OS PREPARATIVOS DE GUERRA NA BÉLGICA OCASIONARAM UMA LAMENTÁVEL OCORRÊNCIA
Bruxelas, 1 – (U.P.) – Os preparativos de guerra, que o momento preocupa todos os dirigentes europeus, já ocasionaram na Bélgica as primeiras vítimas.

O ocorrido que é deveras lamentável, se deu de modo impressionante quando, uma ponte minada pelas autoridades, voou pelos ares ao ser a mina tocada por uma faísca elétrica, no momento em que um trem de passageiros passava sobre a referida ponte, resultando na morte de 10 pessoas e de cerca de 20 feridos.

Trata-se de uma ponte ferroviária do rio Valdenoit, em Liége, sob a qual havia sido colocada uma potente mina para fazê-la voar pelos ares, no caso de possíveis operações bélicas fizessem necessário cortar a passagem sobre esse rio. O trem acidentado é o expresso de Colônia, que caiu totalmente no rio, ao destruir-se a ponta, devido à explosão da mina provocada por uma faísca.

As primeiras informações recebidas de Liége diziam que o acidente havia causado oito mortes e dezesseis feridos, porém, informações posteriores indicam que o número de mortos eleva-se a dez.

A EMOÇÃO CAUSADA EM PORTUGAL
Lisbaoa, 1 – (H) – As notícias que circularam hoje de manhã sobre o bombardeio de cidades polonesas sem declaração de guerra, causaram viva emoção à população, que não oculta o horror que lhe inspiram semelhante ato.
As ruas da cidade estão repletas de gente e os vendedores de jornais percorrem-nas aos grupos, tendo de parar para os compradores ávidos de notícias.

Os jornais da tarde, notadamente o “Diário de Lisboa” e o “República”, deram edições especiais.

O “Diário de Notícias” publicou um suplemento da edição da manhã, com um título de 10 cm ao alto: “Guerra!”.

No largo do Rócio, os jornais colocam em placar as últimas informações, diante das quais estacionam numerosa multidão. A comoção é grande.

Os grupos interpelam-se uns aos outros sobre o fato de só ontem à noite terem sido conhecidas as reivindicações germânicas de Dantzig e já hoje, algumas horas depois, terem sido bombardeadas as populações civis da Polônia.
O fato chegou à população, cuja indignação se revela nos comentários.

A AVIAÇÃO GERMÂNICA NÃO ESTÁ POUPANDO AS POPULAÇÕES CIVIS
Varsóvia, 1 – (U.P.) – Urgente – Um comunicado oficial acusa os alemães de violação do compromisso assumido pelo chanceler Hitler de poupar as populações civis e informa que os aviões germânicos bombardearam Varsóvia, Radom, Pulturk, Kobryn, Modlin e Cracóvia, matando e ferindo muitas pessoas, entre os quais mulheres e crianças, que se encontravam num trem de evacuação.

Acrescenta o comunicado que um trem blindado abateu e capturou três aparelhos alemães de bombardeio.

COMUNICADO POLONÊS SOBRE AS OPERAÇÕES MILITARES
Paris, 1 – (U.P.) – Informa o correspondente do jornal parisiense “Le Temps”, em Varsóvia, que os poloneses abateram um avião na localidade de Otwoch, a 18 milhas de Varsóvia.

Notícias de fonte francesa afirmaram que a cavalaria polonesa empreendeu um vigoroso ataque de flanco contra uma coluna alemã que avançava pela Alta Silésia.

HITLER NÃO NECESSITA DO AUXÍLIO DA ITÁLIA
Roma, 1 – (U.P.) – O chanceler Adolf Hitler enviou um telegrama ao chefe do governo italiano, sr. Benito Mussolini, comunicando que não necessita de auxílio da Itália, na presente crise, e, ao mesmo tempo, agradece ao Duce pelos seus recentes esforços políticos e diplomáticos, no sentido de evitar uma conflagração geral.

Fonte: Jornal A Tribuna, 02 de setembro, 1939.

Postado por Paulo Renato Alves
27 de fevereiro, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário