quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

REVOLUÇÃO CUBANA - A VITÓRIA DO MOVIMENTO 26 DE JULHO - 2ª PARTE

PROIBIDA A VENDA DE ÁLCOOL, HONTEM EM HAVANA
Havana 8 – (AFP) – Em virtude da chegada do chefe rebelde Fidel Castro a capital cubana, foi proibida hoje a venda de álcool em Havana.

Por outro lado, segundo informações obtidas, estão nos cárceres de Havana cêrca de 800 prisioneiros acusados de terem participado dos abusos cometidos pelo governo de Batista.

PRONTOS OS ESTADOS UNIDOS PARA AJUDAR O NOVO GOVERNO CUBANO
Washington – 8 – (AFP) – Os Estados Unidos estão prontos para ajudar o novo governo cubano a reparar os prejuízos causados pela guerra civil, principalmente no domínio dos transportes.
O porta-voz do Departamento de Estado declarou hoje, no curso de sua entrevista à imprensa, que qualquer pedido de ajuda que possa ser enviado a Washington pelo novo governo de Havana seria objeto de um sério exame. Acrescentou que, até o presente, o governo cubano não formulara nenhum pedido de assistência junto ao governo dos Estados Unidos.

O sr. Earl Smith, embaixador dos Estados Unidos em Havana, que viera em consulta a Washington, terça feira e que voltou depois ao seu posto, recomendou ao Departamento de Estado a concessão de uma ajuda técnica dos Estados Unidos ao governo cubano. As recomendações do sr. Smith estão atualmente em estudo. Deduz-se das observações feitas no curso de sua entrevista à imprensa pelo porta-voz do sr. Dulles que o embargo imposto em Washington de envio de armas a Cuba continua em vigor pelo menos no momento.

Mostra-se nos meios norte-americanos oficiais a maior reserva sobre a situação atual da ilha. Interrogado a respeito das informações segundo as quais uma onda de prisões e condenações existia através do país, o porta-voz do Departamento de Estado respondeu que o governo norte-americano não tinha outras informações a esse propósito, a não ser as que foram divulgadas pela imprensa.

De outra parte, acrescentou que não tinha nenhuma informação a respeito das intenções atribuídas por certos órgãos de imprensa ao novo governo cubano de pedir a retirada do embaixador dos Estados Unidos, sr Smith, ao qual as novas autoridades, segundo os referidos despachos, censuraram o fato de ter mantido ligações muito estreitas com o antigo governo Batista.

APREENDIDOS 112 MIL DÓLARES EM BARCOS COM SEUS PROPRIETÁRIOS NOS ESTADOS UNIDOS
Washington 8 – (AFP) – O serviço de imigração dos Estados Unidos anunciou hoje que uma soma de 112 mil dólares havia sido encontrados em dois iates que conduziram de Cuba a Key West um grupo de trinta altas personalidades que pertenceram à administração do ex-presidente Fulgêncio Batista.

Essas pessoas tendo declarado que se tratava de seu dinheiro pessoal, foram autorizadas a conservá-lo – declarou um porta-voz do serviço de imigração.

Este acrescentou que uma soma “insignificante” apenas havia sido encontrada em poder do sr. Rolandi Masferrer, ex- senador e amigo pessoal do presidente Batista, proprietário do jornal “El Tiempo”.

O novo governo de Cuba teria a intenção de pedir aos Estados Unidos a extradição do sr. Masferrer.

Dos 112 mil dólares encontrados pelo serviço de imigração, 85 mil estavam em poder do almirante Arturo Carbonell Fell.

O serviço de imigração precisou que 312 refugiados cubanos haviam chegado aos Estados Unidos desde a queda do governo Batista, 229 deles foram admitidos como visitantes e 83 a título provisório, sob reserva ou inquérito.

MAIS PAÍSES QUE RECONHECERAM O GOVERNO DE CUBA
Havana 8 – (AFP) – Acaba de ser reconhecido aqui que, além dos já divulgados, mais os seguintes países reconheceram o novo governo de Cuba: Guatemala, República Árabe Unida, Holanda, Israel, Alemanha Ocidental, Bélgica, Noruega, Itália, Canadá, Paraguai.

PARTIDÁRIOS DE BATISTA ASILADOS NA EMBAIXADA DO PANAMÁ
Panamá 8 – (AFP) – A “Rádio Aeropuerto” do Panamá anunciou que novos asilados, partidários de Batista, encontram-se na embaixada panamenha, em Cuba: Bernardo Carames, ex-ministro da Justiça; Ciero Almaceda, ex-ministro de Governo; Luiz Gilberto Viana, Orestes Ferrer, e outros.

Anuncia-se, por outro lado, que um avião cubano, que está fazendo coleta de sangue para as vítimas da revolução, chegou a San José da Costa Rica.

Publicado no jornal A Tribuna
09 de janeiro, de 1959.

Postado por Paulo Renato Alves
20 de fevereiro, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário